Se você já precisou comprar ou pesquisar sobre ternos e costumes e achou que esses dois itens do guarda-roupa masculino eram a mesma coisa, ou então, não sabia dizer qual a diferença entre eles, esse texto é para você!

Mas fique tranquilo! Apesar de serem vendidos no mundo todo, ainda é comum que muitas pessoas confundam os termos. Hoje você vai conhecer a diferença entre esses dois itens clássicos: o terno e o costume.

Além disso, se está pensando em usar um deles em algum evento, você também vai entender qual é a melhor opção a ser usada conforme a ocasião, quais acessórios usar e como escolher a peça ideal. Boa leitura.

O que é um terno?

Depois de tantas dúvidas surgirem, começamos mostrando o que é um terno.

O terno é o conjunto completo de vestimenta masculina, composto por três peças essenciais:

O terno é ideal para ocasiões formais, como casamentos, eventos corporativos e festas requintadas. A combinação das três peças cria um visual uniforme e elegante.

E o que é um costume?

Apesar de semelhantes, ambos os termos são diferentes e agora que viu o que é terno, vai entender que o que muda entre os itens é a quantidade de peças.

Isso porque enquanto o terno tem três, o costume, por outro lado, é uma versão mais versátil do terno e consiste em apenas duas peças:

Entenda as principais diferenças

Além do que você já pôde ver, as principais diferenças entre terno e costume são:

Cores e Sapatos

Quanto às cores, o terno costuma ser monocromático, enquanto o costume permite mais variações. Para um terno clássico, opte por tons como preto, cinza ou azul-marinho. No caso do costume, você pode ousar com outros tons de azul, bege, branco, vinho, roxo, entre outros.

Quanto aos sapatos, escolha modelos elegantes e bem cuidados. Para o terno, sapatos de couro preto ou marrom são ideais. Já com o costume, você pode experimentar sapatos mais descontraídos, como o loafer e até um tênis para um estilo mais jovial e desconstruído.

Smoking: onde ele se encaixa nessa história?

Apesar do comum embate “terno x costume”, existe mais um termo no mundo da moda masculina que pode te confundir. E essa é a chance para isso nunca mais acontecer! Existe também o smoking. E onde ele entra em toda essa história?

Se você acha que a palavra é algum sinônimo para terno ou costume, saiba que está bem enganado! O é uma dos trajes mais clássicos e elegantes entre as roupas masculinas. Mas diferente do que foi comentado das peças anteriores, neste caso, ele é mais formal, usado em eventos de gala (conhecido também como black tie).

O smoking é composto por paletó, calça, camisa social branca, colete (que é opcional) e gravata borboleta. A diferença entre os demais é que no smoking gravata usada sempre será em formato borboleta e a lapela do paletó é mais larga, normalmente de cetim ou seda. 

Além disso, normalmente inclui um lenço no bolso. Por muito tempo usou-se ainda uma faixa na cintura, mas esse último item não é mais usado com tanta frequência.

Paletó x blazer: é tudo igual?

Para finalizar, trouxemos também mais uma dúvida comum: a diferença entre blazer e paletó. O blazer é uma variação informal e descontraída do paletó, pertencendo ao dress code esporte / casual. 

Diferente do paletó, a peça não faz conjunto com a calça ou o colete, tendo mais opções de cores e estampas (incluindo o xadrez), além de uma grande variedade de tecidos.

Deixe tudo mais elegante com Fabrizio Allur!

Seja terno, costume, smoking ou blazer, o ateliê Fabrizio Allur oferece opções de alfaiataria masculina que combinam elegância e conforto e para todas as ocasiões, seja para um casamento, reunião de negócios ou um evento social. 

Vista-se com confiança e estilo. Explore nossa coleção e descubra o melhor da moda masculina! Acesse o site e entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *